INFORMAÇÕES
Um projeto de terraplenagem informa e demonstra os limites de um terreno, identificando as suas dimensões reais. Ele ainda indica a proposta da terraplenagem necessária contendo dimensões planimétricas e níveis de platô, taludes, rampas (inclusive cotas de níveis inicial e final). O projeto é acompanhado por um quadro-resumo, que contém informações sobre as áreas do terreno: total, encontrada, de preservação, útil (conforme escritura) e de terraplenagem. O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras.
A terraplenagem, tendo como objetivo ajustar o terreno natural às especificações de um determinado projeto, constitui-se de um conjunto de operações destinadas ao corte, carregamento, transporte, descarregamento, acabamento de superfície, umedecimento e compactação de materiais em uma obra de construção civil.
O projeto de terraplenagem abrangerá a computação e o balanço volumétrico que refletirá as características do projeto de terraplenagem, haja vista que não foram fornecidos elementos para avaliação geotécnica do terreno.
Um projeto de terraplenagem tem como base o levantamento planialtimétrico da região onde está localizado o empreendimento. Devem ser projetados os elementos necessários para alocação da plataforma de terraplenagem, incluindo definição de seções transversais em cortes e aterros, bem como a determinação, distribuição e localização dos volumes de materiais a serem movimentados.
Visando uma redução no custo da obra, a movimentação dos materiais entre corte e aterro deverá ser feita de maneira racional onde os volumes de corte e aterro se distribuem de forma compensatória.
Um projeto de terraplenagem deve ser elaborado com base nas Normas e especificações Gerais para Execução de serviços de Terraplanagem normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 5.681 (Controle tecnológico de Execução de Aterro), NBR 6.484 (Solo-Sondagens), NBR 6.497 (Levantamento Geotécnico), NBR 8.044 (Projeto Geotécnico), NBR 9.061 (segurança de Escavação a Céu Aberto), NBR 11.682 (Estabilidade de Taludes) e de acordo com a legislação vigente e assim como as concepções adotadas pelo cliente e órgãos responsáveis pela aprovação.
A Proneng Engenharia desenvolve seu projeto de terraplenagem com o auxílio dos softwares AutoCAD Civil 3D e Navisworks. Estas ferramentas permitem que o planejamento das superfícies seja estabelecido graficamente e que os volumes sejam obtidos pela comparação entre as superfícies de terreno e de projeto. Desta forma, constará na planta de terraplenagem a representação dos bordos da plataforma e das projeções dos off-sets, convencionadas para cortes e aterros, assim como dos elementos coletados nos estudos topográficos fornecidos pelo cliente. Constarão os níveis de implantação das unidades e todos os elementos necessários a materialização do projeto em campo.
Será apresentada a relação dos pontos de projeto constantes na planta de terraplenagem com suas respectivas coordenadas, cotas e perfis de terraplenagem, facilitando assim a identificação de pontos conflitantes do projeto.